O Maior portal do Noroeste de Minas

15ª Semana de Museus foi um sucesso

29 de maio de 2017 por Vinícius Campos

Comentários

Publicidade



Publicidade

A semana nacional de museus foi comemorada com muita alegria, arte e interatividades, durante uma semana o Museu foi movimentado por um interessado público que participou de várias atividades artísticas.

post27415_img1
O prefeito municipal José Gomes Branquinho, a 1ª dama Neuzani Soares Branquinho, Luciana Navarro secretária de Cultura, Altair Ribeiro de Sá escritora membro da Alur (Academia de Letras e Unaí e Região) e presidente da Rádio Comunitária Unaí FM,e Luiz Anselmo Ribeiro de Sá diretor do Museu Municipal de Unaí

Durante os dias, de segunda a sexta, na parte da manhã e à tarde, foram oferecidas oficinas de artes aos assistidos pela rede pública, como Mão Amiga, CEM e outros. As oficinas de artes foram ministradas pela artista plástica Marlene Pires Maciel e sua equipe, durante todas as oficinas, a equipe da secretaria municipal de cultura foi de fundamental importância para que a semana se realizasse e funcionasse como deveria ser, participante especial também, foi a primeira dama Neuzani Branquinho que esteve sempre presente, participou e ajudou a coordenar as atividades. O resultado final das oficinas foram surpreendentes, encantado a todos, inclusive os participantes.

No horário noturno, na segunda feira foi feita a abertura oficial com a participação do prefeito José Gomes Branquinho e a primeira dama Neuzani, a secretaria municipal de cultura e turismo Luciana Navarro e o diretor do museu jornalista Luiz Anselmo Ribeiro de Sá. O Prefeito Branquinho elogiou o maestro Elias e Banda Municipal que brindou os convidados com uma bela execução do Hino de Unaí e outras músicas. Elogiou também a casa, e muito bem humorado, se disse satisfeito ao vez o museu com uma apresentação melhor e funcionando, elogiando o diretor Luiz Anselmo e a servidora Edna.

Terça feira foi dia de poesia. Um Sarau realizado nos salões da casa a luz de velas, pela Academia de Letras de Unaí e Região (ALUR), uma emocionante noite onde também foram expostos livros lançados pelos acadêmicos. Agradecimentos aos membros da ALUR e convidados, ao cantor Brito e ao maestro Elias que emocionaram a todos com suas músicas.

Quarta-feira foi dia de Teatro, o jardim do museu recebeu o grupo teatral Pé na Estrada, que fez um belo espetáculo para escolares e convidados.

Quinta feira foi dia de esportes no museu, teve apresentação de dança, apresentação da academia unaiense de artes marciais e diversos grupos de capoeira…Foi fechado o trânsito e a festa aconteceu na rua em frente ao museu, no dia Nacional dos Museus, 18 de maio.

Na sexta feira, a Semana foi encerrada com chave de ouro, Folia de Reis com o grupo Devotos dos magos, e Catira com o grupo de Catira Solla da Bota. Cultura e tradição a flor da pele, muita emoção no resgate de uma de nossas maiores tradições. O diretor do Museu Municipal de Unaí, agradece a todos, que direta ou indiretamente participaram do evento.