unainet superior
Página Inicial UnaíNet

 

CIDADE


Viveiro de Unaí produz mudas de buriti
O Viveiro Buriti inicia suas atividades oferecendo mudas de buriti para a preservação de nossas nascentes

O viveirista José Augusto Nieto com uma muda de buriti

Unaí, 30 de setembro de 2010 - Os aficcionados e defensores da natureza da região tem mais um ponto de encontro, o Viveiro Buriti, localizado na Rodovia BR 251, km 874, um pouco antes do Unaí Colina Clube.

O Viveiro Buriti nasce com a vocação principal na produção de palmeiras nativas e ornamentais, como buriti, açaí, imperial, jussara, fênix, areca, dendê, licuri, guariroba, jerivá e outras. Além disso oferece mudas florestais do cerrado, ornamentais e frutíferas.

Vivemos numa época em que as preocupações mundiais com o suprimento de água são constantes. Em nossa região existem milhares de nascentes que devem ser preservadas e recuperadas. E o burití é o ser vivo primordial das veredas urucuianas. Assim, o novo viveiro vem contribuir tornando acessível a todos a possibilidade de plantarem essa fantástica palmeira.

Viveiro Buriti, localizado na Rodovia BR 251, km 874, um pouco antes do Unaí Colina Clube

O viveirista José Augusto Nieto, proprietário do Viveiro Buriti incentiva o plantio de buritis nas nascentes e veredas para recompor a desgastada mata ciliar. "O buriti é uma ótima opção porque tem uma relação estreita com a água, fornecendo, ainda, alimento para a fauna do cerrado. Tem raízes profundas e fortes, que rasgam a terra e trazem a água para a superfície. O abundante material orgânico resultante da queda de suas folhas produz a turfa preta e esponjosa que retém a água nas veredas", comenta Nieto. Explica ainda que começou a pesquisar a germinação do buriti há 25 anos, quando viu uma palmeira ser cortada com motoserra, e de seu tronco ficar vertendo água. Foi uma imagem que lhe marcou profundamente.

O Viveiro Buriti está iniciando suas atividades com cerca de 40 espécies de produção própria, como buriti, açaí, imperial, jussara, fênix, areca, cariota, real, babaçu, dendê, licuri, guariroba, jerivá, washingtonia, leque, pitomba, pinha, pitanga, jatobá, tingui, ipe, jaboticaba, butiá, sete-copas, acerola, cagaita, jambo, agaves, cedro, mangas, veludinho, coité, oiti, espirradeira, romã, cajá-manga, e outras. E vai fornecer também as variedades de frutíferas enxertadas e exóticas, além de trabalhar com a produção por encomenda.

Buriti:

Nome Técnico: Mauritia flexuosa L.f.
Sin.: Mauritia vinifera Mart., M. minor Burret, entre outras

Nomes Populares : Buriti, coqueiro-buriti, muriti, entre outros
Família : Família Arecaceae
Origem: Brasil, ocorrendo do Pará até S.Paulo

Modo de Cultivo:

É uma palmeira que aprecia locais ensolarados, clima quente e necessita de terrenos ricos em matéria orgânica e levemente úmida. Ocorre em áreas de brejos, assim que seu cultivo como ornamental deverá receber a atenção para regas mais frequentes, principalmente no verão.

Para plantar, abrir uma cova grande, mais larga que funda maior que o torrão da muda.

Colocar adubo de curral curtido, cerca de 10 litros/ cova, acrescido de adubo granulado formulação NPK 10-10-10, cerca de 300 gramas. Misturar com composto orgânico antes de colocar o torrão. Regar a cova antes do plantio. Colocar o torrão, adicionar mais composto orgânico.

Regar todos os dias, inclusive o ponteiro da copa todos os dias por pelo menos 10 dias após o plantio.

 

Reportagem sobre o Viveiro Buriti no site da faculdade de Comunicação da UnB:
http://fac.unb.br/revista20091/index.php?option=com_content&view=article&id=40:pedro-gomes&catid=7:meio-ambiente&Itemid=7

 

Viveiro Buriti
Rodovia BR 251, km 874, um pouco antes do Unaí Colina Clube
Fone: (38) 9954.1639
Unaí, MG
viveiroburiti@hotmail.com

 

menu lateral esquerdo - unainet
Indique esta matéria do UnaíNet
Fotos: Felipe Caxito
 
Mudas de buriti com 4 meses
 
O viveirista José Augusto Nieto com uma muda de buriti
 
Muda de buriti com 6 meses de idade, pronta para plantio em local definitivo
 
Viveiro Buriti - BR 251 Km 874
 
O Viveiro Buriti fica na entrada de Unaí, para quem vem de Brasília
 
A germinação do buriti pode levar até 8 meses
 
Vereda com buritis no Noroeste Mineiro
 
 
inferior g - unainet

Copyright © 2000 UnaíNet
google